top of page

5 documentários para assistir no Netflix


5 documentários para assistir no Netflix


Lixo Extraordinário é um filme brasileiro sobre o Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina até 2012, localizado no Rio de Janeiro. O documentário mostra a vida das pessoas que trabalham no "lixão" e vivem da reciclagem, focando também na sustentabilidade social.


Indicado ao Oscar aborda os problemas na gestão de resíduos e os impactos do lixo na poluição do solo, da água e do ar.


Além disso, traz para discussão as emissões de gases do efeito estufa.


É feito por Vik Muniz, um artista que usa materiais reciclados em suas obras.

Já o filme, em 2010, ganhou o prêmio na categoria melhor documentário internacional no festival Sundance. E se você curtir essa pauta, tem um outro filme que foi produzido no mesmo local, chamado “Estamira”. Conta a história de uma mulher idosa com transtornos psicológicos, vale muito a pena!


Onde assistir: Netflix | Globo Play – Duração: 1h 38 min


2. SEASPIRACY - 2021


5 documentários para assistir no Netflix


Sabemos que o Oceano ocupa grande parte da área do planeta terra, nossa casa. Mas sabemos tudo o que acontece nele?


O documentário Seaspiracy traz à tona a gravidade do que vem acontecendo no oceano.


São toneladas de restos de redes de pesca, as chamadas redes fantasmas, pesca excessiva e extrema poluição. E por incrível que pareça, 47% do plástico encontrado no Canal da Mancha, entre a Europa e a Inglaterra, é composto por pedaços de rede de pesca.

E os mais impactados são os animais marinhos, que representam grande parte de toda a vida terrestre. Sem falar que baleias e golfinhos ajudam a absorver mais dióxido de carbono do que a floresta Amazônica e geram até 80% do oxigênio que respiramos.


Bateu vontade de saber mais sobre os oceanos?

Corre pra ver essa preciosidade que mergulha fundo na pauta! Onde assistir: Netflix – Duração: 1h 30 min



5 documentários para assistir no Netflix


Como o nome diz, o documentário Brave Blue World - A Crise Hídrica, fala sobre um problema ambiental que já foi tema de muitos filmes apocalípticos: a crise mundial de água. Brave Blue World mostra soluções em todo o mundo para ajudar a administrar a água potável de forma sustentável. E não é só sobre os recursos de consumo da água, mas também serviços de saneamento e geração de energia.


É um documentário inspirador que tem como protagonista um recurso indispensável para a nossa sobrevivência, a água. E conta com a presença de celebridades e ativistas como Matt Damon, Liam Neeson e Jaden Smith.

Ah, e se você quiser entender mais sobre sua pegada hídrica no mundo, nós já falamos disso por aqui.


Onde assistir: Netflix – Duração: 50 min



5 documentários para assistir no Netflix


Pra terminar, uma série documental que mostra a beleza do lugar onde vivemos: "Nosso Planeta". O documentário apresenta imagens incríveis da natureza e dos animais em seus habitats naturais. Além disso, expõe como as mudanças climáticas podem impactar a vida de todos. É um lembrete de que ainda dá tempo para começar a adotar medidas mais sustentáveis no dia a dia, como usar menos plástico. Ver todas as formas de vida no planeta e não refletir sobre o que está em risco é impossível.


A boa notícia é que a primeira temporada tem 8 episódios, e acaba de ser lançada a segunda temporada, com 4 episódios inéditos. Então dá pra ser a sua “comfort serie” por uns bons dias.


Onde assistir: Netflix – Duração: 2 temporadas.



5 documentários para assistir no Netflix


Solo Fértil (Kiss the Ground, em inglês) mostra como o cultivo e o uso de fertilizantes químicos e pesticidas no solo causam danos a todo um ecossistema. Os impactos são vistos na saúde e no clima do meio ambiente, na desertificação, escassez de água, derretimento de geleiras, diminuição da biodiversidade, entre outras pautas.


Mas nem só de problemas se faz um documentário, em contrapartida, são apresentadas soluções, como agricultura regenerativa, uma prática ética projetada para restaurar terras degradadas e facilitar a neutralização de carbono e na redução de emissão dos gases de efeito estufa. E tem até a Gisele Bündchen como uma das produtoras executivas do filme.


Por fim, Solo Fértil, nos faz pensar que a solução para a maioria dos problemas está bem aqui, debaixo dos nossos pés, na forma como nos relacionamos com o solo.


5 documentários para assistir no Netflix

Comments


bottom of page