9 docs para maratonar na Netflix
- Solo3 Ecovibes
- 6 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de dez. de 2023
1) Mission Blue (2014)

Mergulhando no fundo do mar, a próxima dica é o documentário Mission Blue, que acompanha um grupo que conta com aproximadamente 100 pessoas, entre ativistas e cientistas especializados em meio ambiente. Juntos, eles viajam às Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, no Equador, com o objetivo de construir uma rede de proteção de animais marinhos.
A líder dessa equipe é Sylvia Earle, renomada biologista marinha, oceanógrafa e ambientalista, que comprova o quanto a existência dos oceanos é importante para a sobrevivência humana e animal no planeta Terra. O documentário também homenageia todos os esforços de Earle na luta a favor dos mares, que envolveu mais de 50 expedições e mais de sete mil horas de registros debaixo d'água.
2) Em Busca dos Corais (2017)

No fundo do mar, os corais sofrem com todas as mudanças no ecossistema por causa dos impactos humanos na natureza. Durante três anos, uma equipe decide registrar o desaparecimento dos recifes de corais. Na equipe, um publicitário, um especialista em corais, fotógrafos e cientistas produzem um dos mais envolventes e dramáticos documentários sobre o meio ambiente.
É interessante, porque, às vezes, não nos damos conta da importância destas formações rochosas. Os corais são importantes para a vida marinha, assim como as florestas são importantes para a vida terrestre. Existe uma quantidade infinita de animais aquáticos que dependem destes corais para sobreviver. Ao negarmos a necessidade de atenção aos corais, colaboramos para um ciclo perigoso de destruição.
3) Oceanos de Plástico (2016)

O jornalista Craig Leeson decidiu ir em busca da grande baleia azul, mas é surpreendido pela infinita quantidade de plásticos nos oceanos. Então, ele decide montar uma equipe de cientistas, investigadores e uma mergulhadora de estilo livre para ir mais a fundo.
Ao longo de quatro anos, a equipe percorreu vinte locais ao redor do mundo, registrando suas descobertas. Entre elas, o estado preocupante dos oceanos com relação a quantidade de plásticos. O documentário nos mostra como os animais podem confundir estes plásticos com alimento e como nós mesmos acabamos por também ingeri-los.
É um documentário para repensar o modo como usamos o plástico sem limites em nossas vidas. Sendo necessário repensarmos a real necessidade de tanto plástico.

O estilo de vida influencia na nossa relação com a natureza. Neste documentário, acompanhamos Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus na busca por um estilo de vida onde menos é mais. Eles propõem o equilíbrio entre ter e ser feliz. Para isso, o consumismo precisa ser repensado e reduzido.
Além disso, precisamos compreender que nossas decisões de consumo geram impacto no meio ambiente. Sendo assim, quais são as nossas reais necessidades. Por que precisamos consumir tanto? Escolhas sensatas mantendo uma consciência sustentável nos ajudam neste novo estilo de viver e pensar a vida.

Este documentário mostra como a agropecuária intensiva é uma das grandes responsáveis pelo desmatamento e aquecimento global. O documentário tenta desvendar porque os impactos naturais causados pela pecuária são tão ignorados. Além da emissão elevada de CO2, é a atividade que concentra maior liberação de gás metano.
Para além da agropecuária, o documentário também levanta questionamentos a respeito dos impactos ambientais causados pela pesca em escala industrial. É o documentário ideal para entender a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares, buscando um equilíbrio no consumo de carnes.
6) Algo de Podre na Água (2019)

A atriz Elliot Page volta para sua terra em Halifax, na Nova Escócia, no Canadá, para se envolver com questões sociais e ambientais. Entre elas, a contaminação nas águas de Boat Harbour, pela empresa de papel e celulose indonésia Paper Excellence. Além disso, as lutas envolvem as necessidades de comunidades minoritárias da Nova Escócia.
7) Virunga (2014)

O parque nacional de Virunga ocupa quase 8 mil quilômetros quadrados na República Democrática do Congo.
O esforço de um pequeno grupo de guardas florestais para proteger o mais antigo parque nacional da África de paramilitares, caçadores e mineradoras é o tema do documentário Virunga, dirigido por Orlando von Einsiedel e produzido por Leonardo DiCaprio.
As florestas do parque abrigam os últimos 800 gorilas-das-montanhas do mundo, grandes jazidas minerais e uma enorme biodiversidade. Disponível na Netflix.
8) Chasing Ice (2012)

As imagens extraordinárias de blocos de gelo em derretimento falam por si.
Os efeitos do aquecimento global no planeta podem ser vistos no documentário Chasing Ice (Perseguindo o gelo, em tradução livre). O filme, dirigido por Jeff Orlowski, mostra a expedição do fotógrafo James Balog, que posicionou câmeras em locais perigosos para produzir imagens do derretimento das geleiras. A obra ganhou o Prêmio Emmy e pode ser vista na Netflix, no iTunes e no Amazon Prime.
9) O Extermínio do Marfim

Continuando a lista com os melhores documentários sobre meio ambiente e sustentabilidade, destaca-se também “O Extermínio do Marfim”. A produção de 2016 conta com a produção de Leonardo DiCaprio.
Nela, podemos acompanhar uma equipe de documentaristas infiltrada na rede internacional de tráfico de marfim. Além da ajudar a combater o comércio ilegal na África, o filme procura formas de evitar a extinção do elefante africano.
9 docs para maratonar na Netflix
Comments