Proprietários do interior de São Paulo apostam na criação de agroflorestas
- Solo3 Ecovibes
- 8 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Via Jornal Nacional

Proprietários rurais do interior de São Paulo estão apostando na criação de agroflorestas. Um negócio que gera lucro e ainda ajuda a diminuir o impacto do aquecimento global.
Entre pasto e floresta, a terra foi preparada com a ajuda de maquinário, mas o plantio é feito manualmente. Essa não é só uma simples plantação, é um projeto com começo, meio e sem fim.
Em vez de apenas reflorestar a fazenda, antes destinada para pecuária, em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, o proprietário está criando uma agrofloresta.
“O que me chamou a atenção, o que me atraiu era a oportunidade de poder fazer um projeto de recuperação ambiental atrelado a uma produção de alimentos e uma economia sustentável", conta Leandro Mantesso, proprietário da fazenda.
As mudas de café, de mamão, de gengibre do local vão levar 2, 3 anos para começar a dar lucro. Até lá, o proprietário pode se beneficiar do mercado de carbono. Basicamente funciona assim: as mudas, assim que plantadas, começam a capturar carbono da atmosfera. Isso pode render por ano cerca de R$ 2 mil por hectare. E quando começar para valer a colheita na agrofloresta, essa renda pode chegar a R$ 40 mil por hectare.

“Existem empresas que estão emitindo carbono para a atmosfera e esse CO2 pode ser mensurado e eles querem compensar, ou voluntariamente ou pelo mercado regulado de carbono que está surgindo no Brasil. E aqui na agrofloresta a gente consegue mensurar quanto de carbono a gente está capturando para ajudar a fazer essa compensação. E a gente ganha por isso", disse Philip Kauders, co-fundador da Courageous Land.
O gestor do projeto é americano, vem do mercado financeiro e vive há 11 anos no Brasil. Se apaixonou pelo país e principalmente pela possibilidade de restaurar grandes áreas, mas sabe que é preciso começar pelos pequenos produtores rurais.
Reflorestamento, produção de alimentos, geração de renda e emprego. Foi essa combinação, que pode salvar o planeta, que fez o Elton deixar a cidade e voltar a morar no campo.
Proprietários rurais do interior de São Paulo apostam na criação de agroflorestas
Comentários