top of page

Zoológico Municipal de Volta Redonda solta animais em área de conservação ambiental

Somente neste mês, 50 gambás voltaram a natureza após serem atendidos pelo programa de reabilitação e reinserção de animais silvestres do Zoo-VR


Por Iris Tavares via Jornal Extra

Zoológico solta animais em área de conservação
Área de conservação do Zoológico de Volta Redonda — Foto: Cris Oliveira

O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) soltou 42 gambás, uma capivara, um cágado e um furão em uma área de conservação ambiental dentro dos limites do município, na última terça-feira. Os animais haviam sido resgatados entre setembro e novembro e, antes de serem libertos, passaram por uma série de cuidados veterinários na unidade.


Conforme a prefeitura, somente neste mês, 50 gambás voltaram a natureza após serem atendidos pelo programa de reabilitação e reinserção de animais silvestres do Zoológico Municipal.


O coordenador informou ainda que o zoológico recebe diversos animais silvestres durante o ano. Segundo ele, a maioria dos casos são filhotes e animais atropelados. Outro grande número vem de espécies encontradas abandonadas em via pública.

- A soltura só acontece quando os profissionais entendem que o animal estará completamente adaptado ao novo ambiente - afirmou a prefeitura em nota.


A recomendação das equipes do zoológico é que a população não tente agredir ou matar os gambás. Para se livrar do bicho, basta manter o ambiente silencioso e com alguma saída livre para que ele saia por conta própria. Caso o animal permaneça no local, a orientação é que o Corpo de Bombeiros seja acionado para capturá-lo e levá-lo para alguma área adequada.



Zoológico solta animais em área de conservação



Comments


bottom of page